KIRTAN KRYIA (SA TA NA MA) – A MEDITAÇÃO DO KUNDALINI YOGA UTILIZADA PARA REDUZIR O ESTRESSE, FORTALECER A IMUNIDADE E MELHORAR A MEMÓRIA
Turbine o seu Cérebro com 12 minutos por dia.
Há muito, sabe-se que o Yoga e a meditação são poderosas ferramentas para combater o estresse. E, nos dias atuais, saber lidar com o estresse é mais que necessário.
Pesquisadores da UCLA comprovaram que a prática da meditação Kirta Kriya, do Kundalini Yoga, por 12 minutos ao dia, durante o período de 8 semanas, é capaz de reduzir os efeitos do estresse e gerar uma melhor resposta do sistema imunológico a inflamações.*
“O objetivo do estudo era determinar se a meditação pode alterar a atividade das proteínas inflamatórias e ativirais para alterar a expressão genética. A nosa análise demonstrou uma atividade reduzida dessas proteínas ligadas diretamente à redução da inflamação”. – Lavretsky
O estudo acompanhou familiares, responsáveis pelos cuidados de idosos portadores de Alzheimer, que, sabidamente, são expostos a elevados graus de estresse, chegando a um índice de depressão de 50%.
Após diversos estudos, o pesquisador e médico, Dr. Dharma Singh, fundador da Alzheimer’s Research and Prevention Foundation (ARPF), concluiu que o a prática do Kirtan Kryia gera benefícios para o Corpo, Mente e Espírito.*
No campo da Mente, o Kirta Kryia favorece a melhoria da memória e redução do estresse.
No campo do Corpo, melhoria o fluxo de sangue para o cérebro (influencia na memória, depressão, atenção, concentração e foco), redução de 39 genes inflamatórios, melhoria de bons genes (capazes de melhorar o sistema imunológico), e melhoria da qualidade do sono.
No campo do Espírito, diminuição de sintomas de depressão em 65% dos participantes, aumento do senso de propósito e clareza, e uma sensação de bem-estar e conexão espiritual no geral.
No Kundalini Yoga, costuma-se dizer que essa meditação traz um total equilíbrio mental, bem como, equilíbrio para a projeção eletromagnética da aura, e estimula a criatividade e intuição.
Permite que a mente desperte para a capacidade infinita da alma.
Kirtan Kriya:
Postura: Sente-se em uma postura fácil.
Olhos: Leve o foco de atenção para o ponto entre as sobrancelhas.
Mantra: Os Cinco sons primordiais (panj shabd): SA TA NA MA.
SAA: Infinito, cosmos, início
TAA: Vida, existência
NAA: Morte, mudança, transformação
MAA: Renascimento
Cada ciclo do mantra deve durar de 3 a 4 segundos. Trata-se do Ciclo de nascimento, vida, morte e renascimento.
Mudra: Pode ser feito com vários mudras. Costuma-se começar com o Gyan Mudra (ponta do polegar tocando na ponta do indicador) e, a cada sílaba entoada, muda-se o mudra, pressionando-se as pontas dos dedos com firmeza. Os cotovelos permanecem retos, com os braços repousando no colo. Na prática:
- SA – Começa-se com o polegar tocando na ponta do indicador. – Gyan Mudra – Dedo de Júpiter (sabedoria).
- TA – O polegar toca a ponta do dedo médio. – Shuni Mudra – Dedo de Saturno (Sabedoria, inteligência, paciência).
- NA – O polegar toca a ponta do anelar. – Surya Mudra – Dedo do Sol (Energia, Vitalidade, Criatividade).
- MA – O polegar toca a ponta do mindinho. – Budhi Mudra – Dedo de Mercúrio (Habilidade na comunicação).
Recomeça-se o ciclo pelo SA.
Cante nas três linguagens da alma:
- Dos Humanos (voz alta)
- Dos Amantes: Sussurrando
- Do Divino: Em silêncio, vibrando mentalmente.
Visualização: Ao entoar o mantra, imagine a energia, na forma de luz, de cada som, movendo-se, entrando a partir do Chakra da Coroa, no topo da cabeça, e então saindo pelo ponto no meio das sobrancelhas. Projete os sons em direção ao infinito.
Tempo: Comece praticando 2 minutos em voz alta, 2 minutos sussurrando e 4 minutos em silêncio. Depois, mais 2 minutos sussurrando e 2 minutos em voz alta novamente. Com o tempo, faça ciclos de 5, 5 , 10, 5 e 5 minutos.
Para Finalizar: Faça 1 minuto de oração silenciosa. Após, inspire profundamente e expire. Alongue a coluna para cima, erguendo os braços e mãos acima da cabeça o máximo possível, abrindo os dedos o máximo possível. Mantenha a postura e tome algumas respirações longas e profundas. Após, relaxe.
Veja como ficam as mãos nos Mudras:
Veja como fica a visualização:

Então é isso. Esperamos que você tenha gostado.
Compartilhe conosco como você se sentiu, após praticar.
Sat Nam!
Marcello Roste e Fabianne Roste
Professores no Instituto Roste
****
Para mergulhar em uma jornada de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e transformação, adquira agora a sua versão do E-Book Training Os 5 Ss do Sucesso – Um verdadeiro treinamento vivencial, em formato de E-Book.
Clique aqui para adquirir o seu.
Fontes:
*https://www.uclahealth.org/yoga-reduces-stress-now-it-s-known-why
*https://www.huffpost.com/entry/meditation-alzheimers_b_3625181
*https://www.researchgate.net/profile/Dharma_Singh_Khalsa
Queremos ouvir você!
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.